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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






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1.Imagem marcado/desmarcadoSANTOS, R. C. dos; GODOY, I. J. DE; FAVERO, A. P. Melhoramento do amendoim e cultivares comerciais. In: SANTOS, R. C. dos; FREIRE, R. M. M.; LIMA, L. M. de (ed.). O agronegócio do amendoim no Brasil. 2. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2013. p. 117-184.

Biblioteca(s): Embrapa Algodão; Embrapa Pecuária Sudeste.

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Biblioteca(s):  Embrapa Milho e Sorgo.
Data corrente:  28/04/2023
Data da última atualização:  10/04/2024
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  MIRANDA, G. A.; MATRANGOLO, W. J. R.; MOREIRA, J. A. A.; RESENDE, M. Q. de; PEREIRA, M. P. R.
Afiliação:  GABRIEL AVELAR MIRANDA; WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; JOSÉ ALOÍSIO ALVES MOREIRA, Embrapa Milho e Sorgo; MARÍLIA QUEIROZ DE RESENDE, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS; MAX PAULO ROCHA PEREIRA.
Título:  Siimulador de erosão como prática educativa para conservação de solos.
Ano de publicação:  2011
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
Idioma:  Português
Conteúdo:  A popularização da ciência surge como necessidade para que todo cidadão torne-se ativo colaborador no processo de mudanças paradigmáticas necessária na construção da nova civilização sustentável. Faz-se necessário disponibilizar informações de forma clara, que considere a complexidade inerente ao atual estágio de desenvolvimento de nossa sociedade. Como contraponto, a tecnologização da vida vem omitindo relações ecológicas, processos fundamentais à vida e sua continuidade. A complexidade do sistema solo fica exposta quando atenta-se para o processo de conservação de solo: nele, seus componentes físicos, químicos e biológicos compõe relações que podem ser melhor compreendidas se considerado sob a ótica da alfabetização ecológica. O presente trabalho descreve um simulador de erosão portátil de fácil confecção, como de ferramenta na ampliação das ações de conservação de solo. Assim, o modelo tende a exprimir a importância da conservação dos solos de modo prático e visual, podendo ser utilizando em classes com menores graus de instruções de escolaridade, assim como produtores semi-analfabetos, crianças em formações escolares em andamento e até níveis mais altos de escolaridade.
Palavras-Chave:  Ciência do solo; Ecoalfabetização; Popularização da ciência.
Categoria do assunto:  P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1153437/1/Simulador-de-erosao-como-pratica-educativa.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPMS30082 - 1UPCAA - DD
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