|
|
Registros recuperados : 1 | |
Registros recuperados : 1 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Milho e Sorgo. |
Data corrente: |
28/04/2023 |
Data da última atualização: |
10/04/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MIRANDA, G. A.; MATRANGOLO, W. J. R.; MOREIRA, J. A. A.; RESENDE, M. Q. de; PEREIRA, M. P. R. |
Afiliação: |
GABRIEL AVELAR MIRANDA; WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; JOSÉ ALOÍSIO ALVES MOREIRA, Embrapa Milho e Sorgo; MARÍLIA QUEIROZ DE RESENDE, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS; MAX PAULO ROCHA PEREIRA. |
Título: |
Siimulador de erosão como prática educativa para conservação de solos. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A popularização da ciência surge como necessidade para que todo cidadão torne-se ativo colaborador no processo de mudanças paradigmáticas necessária na construção da nova civilização sustentável. Faz-se necessário disponibilizar informações de forma clara, que considere a complexidade inerente ao atual estágio de desenvolvimento de nossa sociedade. Como contraponto, a tecnologização da vida vem omitindo relações ecológicas, processos fundamentais à vida e sua continuidade. A complexidade do sistema solo fica exposta quando atenta-se para o processo de conservação de solo: nele, seus componentes físicos, químicos e biológicos compõe relações que podem ser melhor compreendidas se considerado sob a ótica da alfabetização ecológica. O presente trabalho descreve um simulador de erosão portátil de fácil confecção, como de ferramenta na ampliação das ações de conservação de solo. Assim, o modelo tende a exprimir a importância da conservação dos solos de modo prático e visual, podendo ser utilizando em classes com menores graus de instruções de escolaridade, assim como produtores semi-analfabetos, crianças em formações escolares em andamento e até níveis mais altos de escolaridade. |
Palavras-Chave: |
Ciência do solo; Ecoalfabetização; Popularização da ciência. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1153437/1/Simulador-de-erosao-como-pratica-educativa.pdf
|
Marc: |
LEADER 02001nam a2200193 a 4500 001 2153437 005 2024-04-10 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMIRANDA, G. A. 245 $aSiimulador de erosão como prática educativa para conservação de solos.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo$c2011 520 $aA popularização da ciência surge como necessidade para que todo cidadão torne-se ativo colaborador no processo de mudanças paradigmáticas necessária na construção da nova civilização sustentável. Faz-se necessário disponibilizar informações de forma clara, que considere a complexidade inerente ao atual estágio de desenvolvimento de nossa sociedade. Como contraponto, a tecnologização da vida vem omitindo relações ecológicas, processos fundamentais à vida e sua continuidade. A complexidade do sistema solo fica exposta quando atenta-se para o processo de conservação de solo: nele, seus componentes físicos, químicos e biológicos compõe relações que podem ser melhor compreendidas se considerado sob a ótica da alfabetização ecológica. O presente trabalho descreve um simulador de erosão portátil de fácil confecção, como de ferramenta na ampliação das ações de conservação de solo. Assim, o modelo tende a exprimir a importância da conservação dos solos de modo prático e visual, podendo ser utilizando em classes com menores graus de instruções de escolaridade, assim como produtores semi-analfabetos, crianças em formações escolares em andamento e até níveis mais altos de escolaridade. 653 $aCiência do solo 653 $aEcoalfabetização 653 $aPopularização da ciência 700 1 $aMATRANGOLO, W. J. R. 700 1 $aMOREIRA, J. A. A. 700 1 $aRESENDE, M. Q. de 700 1 $aPEREIRA, M. P. R.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|